25 de abril de 1974. Dia da Liberdade. Há 50 anos uma revolução popular dava fim a 48 anos de ditadura em Portugal.
O Dia da Liberdade se tornou o feriado mais importante do país. Ruas, praças, pontes que tinham nomes homenageando ou fazendo qualquer referência ao período da ditadura foram substituídos: “Avenida da Liberdade”, “Ponte 25 de abril”, “avenida dos resistentes anti-fascistas”, “Praça dos Mártires da Liberdade” e por aí vai.
Ainda lembro do meu primeiro 25 de abril em Portugal. Era 2019, a Revolução dos Cravos completava seus 45 anos e eu estava em Lisboa a passeio. Quando me dei conta, já estava no meio de uma manifestação GIGANTESCA na Avenida da Liberdade. Centenas de bandeiras de movimentos sociais, jovens, adultos, crianças, idosos… todos com cravos vermelhos nas mãos gritando palavras de ordem em defesa e manutenção da liberdade conquistada. Aquilo me emocionou de um jeito que até hoje é difícil de explicar.
Todos os anos há manifestações no Dia da Liberdade pra relembrar e honrar a Revolução dos Cravos. Esse ano, depois das últimas eleições, a luta anti-fascista se faz ainda mais importante.
Como não posso estar presente nas comemorações dos 50 anos de abril, queria fazer uma animação com o tema, mas não deu 😅😅 Com a confusão de estar em visita ao Brasil e trabalhando ao mesmo tempo, não dei conta de tudo. O que consegui fazer, no meio da correria, foi esse desenho meio tosco, usando as ferramentas do story mesmo.
Mas é isso: a data é mais importante do que a qualidade do trabalho. O que vale é a intenção, feito é melhor que perfeito, etc 🤣🤣
Feliz Liberdade, Portugal! Feliz 50 anos, abril ♥️🌹